O que a massagem pode ajudar com os casais

0
32

Os benefícios das massagens profissionais estão bem documentados: proporcionam alívio do estresse , relaxam os músculos rígidos e proporcionam um autocuidado calmante. Mas um novo estudo mostra que os casais que deixam de lado o profissional e, em vez disso, se massagem podem avaliar as mesmas recompensas – e podem fortalecer o relacionamento.

O novo estudo, que ainda não foi publicado em um periódico revisado por especialistas, foi apresentado esta semana na conferência anual da British Psychological Society em Brighton, Inglaterra. Envolveu 38 participantes (19 casais) que completaram um curso de massagem de três semanas.

Antes e depois de cada sessão de massagem, cada parceiro respondeu a perguntas sobre sua saúde física e mental e tomou medidas de energia, irritabilidade, clareza mental, humor, dor, estresse emocional e tensão física.

Os pesquisadores descobriram que o bem-estar de ambos os parceiros, o estresse percebido e as habilidades de enfrentamento melhoraram após cada massagem. Esses resultados positivos permaneceram até três semanas após o término do treinamento de massagem. (No geral, 74% dos participantes continuaram a fazer massagem na parceira após o término do curso).

É claro que, quando você está recebendo uma massagem, faz sentido colher esses benefícios. O que é realmente interessante, dizem os autores do estudo, é que o bem-estar físico e emocional de ambos os parceiros – doador e do receptor – aumentou após cada sessão de massagem.

Pesquisas anteriores mostraram que os casais tendem a funcionar como um par quando lidam com o estresse, diz a principal autora, Sayuri Naruse, uma estudante de pós-graduação em psicologia da saúde da Northumbria University. As novas descobertas sugerem que massagear uns aos outros pode ajudar a garantir a estabilidade do relacionamento, diz ela, e pode ser simples e efetivo de melhorar o bem-estar, ao mesmo tempo em que demonstra afeição.

Não confiar em um massagista também é mais barato, e dá aos casais dispostos a experimentar, diz Naruse. Ainda assim, não custa nada investir em um curto curso prático ou baixar um aplicativo de massagem que possa orientá-lo. Se um ou ambos os parceiros não estiverem confiantes ou confortáveis, isso pode anular os possíveis benefícios, diz Naruse.

“É um pouco como cozinhar”, ela disse à Health via e-mail. “Qualquer um pode cozinhar, mas nem todo mundo pode cozinhar uma boa refeição sem um pouco de paciência ou experiência.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here